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(Classe E - S/W210): FVM - troca da bomba d’água - motor M104, E320

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Mensagem por AEP Seg 12 Out 2020 - 2:11



Última edição por AEP em Seg 12 Out 2020 - 2:30, editado 1 vez(es)

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Anderson Pereira
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Mensagem por Antônio Elias Seg 12 Out 2020 - 2:26

Complementando o vídeo: 


Quando uma bomba d'água começa a falhar, você notará que o carro tende a superaquecer em baixa rotação do motor, como quando fica parado em um semáforo por exemplo. Quando você acelera, a temperatura do motor cai. Isso nem sempre é indicativo de uma bomba d'água defeituosa, indício. Pode-se tentar apertar a mangueira superior do radiador com o motor aquecido e funcionando. Você deve sentir a pressão aumentar na parte de trás da mangueira e aumentar quando ela for liberada. Se você não sentir pressão a bomba d'água geralmente está falhando. Às vezes, você também pode ver um leve gotejamento saindo da própria carcaça da bomba de água. Esses orifícios de drenagem na carcaça da bomba permitem que o excesso de refrigerante seja drenado, caso tenha vazado pelas várias vedações da bomba.


Neste artigo abaixo transcrito (contéudo do vídeo), a Pelican Parts examinou as etapas envolvidas na troca da bomba d'água do motor Mercedes Benz M104. Este trabalho é um pouco difícil, com muitas etapas e alguns detalhes que são fáceis de ignorar durante a troca. O que se tentou foi compilar ao máximo possível a sequência para que não se cometa nenhum erro no processo:

Fonte: https://www.pelicanparts.com/techarticles/Mercedes-Benz/18-WATER-Water_Pump_Replacement/18-WATER-Water_Pump_Replacement.htm

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figura 1
Comece removendo a proteção contra respingos removendo primeiro os quatro parafusos de 8 mm ao longo da borda frontal (setas verdes).
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Figura 2
Em seguida, remova os seis parafusos de 8 mm na frente de cada compartimento da roda (setas verdes) NOTA: O compartimento da roda do lado do passageiro mostrado aqui, o lado do motorista é semelhante. Assim que todos os parafusos forem removidos, abaixe e remova cuidadosamente a proteção frontal contra respingos.
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Figura 3
Em seguida, localize o bujão de drenagem vermelho no lado do motorista dianteiro do motor (seta verde). Este é o bujão de drenagem do radiador. Coloque uma panela grande de drenagem com pelo menos 5 galões de capacidade embaixo. Também ajuda a afrouxar e remover a tampa do tanque de expansão do refrigerante.
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Figura 4
Afrouxe e remova o bujão de drenagem do radiador e deixe todo o líquido refrigerante drenar do radiador e do motor. Pode demorar um pouco antes que todo o líquido refrigerante seja drenado do motor. Remova também a caixa de ar do lado esquerdo do compartimento do motor.
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Figura 5
Agora rasteje sob a frente do carro e localize as conexões da mangueira inferior no lado direito (passageiro) do carro. Você verá uma conexão de mangueira de metal e também uma mangueira de borracha. A mangueira de borracha conecta-se ao radiador a partir do tanque de expansão do refrigerante (seta verde). A conexão de metal (seta roxa) é a conexão que vai para o resfriador do fluido da transmissão embutido no radiador. Use uma chave inglesa de 19 mm para afrouxar e remover esta conexão. Tenha em mente que você terá algum fluido de transmissão drenado, então use uma bandeja de drenagem embaixo. Depois de removida, afrouxe a braçadeira da mangueira que prende a mangueira de borracha ao flange do radiador e remova a mangueira.
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Figura 6
Agora olhe para o centro do radiador. Você verá a outra conexão para o refrigerador do fluido da transmissão (seta verde). Como antes, use uma chave de boca de 19 mm para afrouxar e remover a conexão. Você também pode segurar o outro lado da conexão com outra chave inglesa de 19 mm para evitar qualquer torção da linha.
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Figura 7
Agora saia de baixo do carro e remova os dois pinos de plástico que prendem a grade externa do ventilador no lugar (setas verdes). Use uma chave de fenda para retirá-los do painel de suporte do radiador. Puxe a grade externa de plástico do ventilador e coloque-a de lado.
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Figura 8
Agora localize os cinco parafusos de 10 mm que prendem a parte superior da estrutura de suporte do radiador ao carro (setas verdes). Retire também os dois clipes de mola grandes que prendem a estrutura do radiador ao painel de suporte (setas roxas).
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Figura 9
Levante a estrutura de suporte do radiador superior e vire-a. No interior, você verá os dois clipes de plástico que prendem o cabo de liberação do capô ao painel (setas verdes). Retire o cabo e coloque a estrutura superior de lado.
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Figura 10
Remova os dois parafusos de 10 mm que prendem a parte superior do conjunto do ventilador ao condensador A / C (setas verdes).
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Figura 11
Remova o parafuso de 13 mm que prende a buzina ao suporte (seta verde) e desconecte as conexões elétricas.
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Figura 13
Retire a tampa de plástico da cobertura do ventilador no canto superior direito do conjunto do ventilador. Abaixo você verá a porta de serviço para o ar condicionado e a conexão elétrica para o motor do ventilador (seta verde). Aperte o conector para liberá-lo do conjunto do ventilador. Agora, levante todo o conjunto do ventilador da frente do carro.
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Figura 14
Remova os dois parafusos de 10 mm que prendem o condensador A / C ao radiador (setas verdes). Remova também os dois clipes de metal menores que prendem a parte superior das coberturas da ventoinha do radiador à estrutura do radiador (setas roxas).
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Figura 15
Agora afrouxe e remova a braçadeira da mangueira que prende a mangueira do radiador superior ao radiador na parte superior direita (lado do motorista) do radiador.
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Figura 16
Remova a braçadeira da mangueira que prende a mangueira do radiador inferior ao motor do lado do motorista (seta verde).
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Figura 17
Agora remova cuidadosamente a cobertura do ventilador de dentro do radiador. Não tenha pressa, pois é um pouco complicado colocá-lo sobre as pás do ventilador. Assim que a cobertura do ventilador for removida, levante cuidadosamente o radiador para cima e para fora da frente do carro.
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Figura 18
Agora separe a moldura de plástico preta do condensador A / C. Você deve ser capaz de abaixar cuidadosamente o condensador de debaixo do carro e para um lado. Isso torna os vários componentes dentro do compartimento do motor muito mais fáceis de acessar.
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Figura 19
Remova os três parafusos Allen de 5 mm que prendem o ventilador ao conjunto da embreagem do ventilador.
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Figura 20
Remova a correia da ventoinha colocando um soquete de 15 mm no tensor da correia e girando-o no sentido horário (seta verde). Isso afrouxará a correia e permitirá que você a retire de todas as polias.
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Figura 21
Agora remova a polia da bomba d'água. Use uma chave de cinta conforme mostrado aqui para evitar que a polia gire enquanto você remove os três parafusos de 13 mm que a prendem no lugar.
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Figura 22
Afrouxe e remova as duas braçadeiras da mangueira que prendem a mangueira de água que vai da bomba de água ao bloco do motor. Em seguida, remova a mangueira.
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Figura 23
Agora remova a braçadeira da mangueira que prende a mangueira do radiador inferior à bomba de água e remova a mangueira (seta verde). Em seguida, remova a porca de 10 mm (seta vermelha) e o parafuso de cabeça Allen de 5 mm (seta roxa, parafuso obscurecido pela linha de refrigerante) e puxe a linha de refrigerante de metal para fora da bomba de água. Você pode achar difícil remover o parafuso de cabeça Allen. Normalmente, a melhor ideia é ter um conjunto de soquetes de cabeça Allen e também uma extensão longa. Se o parafuso parecer preso no lugar, um truque útil é centralizar a chave no parafuso e, em seguida, dar uma boa pancada na extensão com um martelo. Isso às vezes pode liberar o parafuso. A última coisa que você quer fazer aqui é retirar a parte interna do parafuso.
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Figura 24
No topo da bomba de água antiga, remova a mangueira de água menor que vai para o tanque de expansão (seta verde). Remova também a mangueira grande do radiador que vai até a conexão superior do radiador (seta vermelha). Remova também a conexão elétrica que vai para o sensor de temperatura (seta roxa).
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Figura 25
Use um soquete profundo de 19 mm para remover o sensor de temperatura da bomba de água conforme mostrado aqui e coloque o sensor de lado. Vamos reutilizá-lo na nova bomba d'água. Remova também os três parafusos de 10 mm que prendem a tampa do termostato à bomba de água (setas verdes). Puxe a tampa do termostato e remova o termostato da bomba de água.
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Figura 26
Em seguida, remova a porca de 10 mm que prende o conector elétrico à bomba na parte traseira, conforme mostrado aqui.
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Figura 27
Remova as duas porcas e parafusos longos de 10 mm que prendem o reservatório de fluido da direção hidráulica ao motor e coloque-o de lado, conforme mostrado aqui. Isso lhe dará acesso aos dois parafusos inferiores de 6 mm que prendem a bomba (seta verde). Além disso, use uma chave Allen normal de 6 mm para remover o parafuso superior (seta roxa).
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Figura 28
E agora a parte mais difícil do trabalho: remover o parafuso de cabeça Allen de 6 mm interno superior que prende a bomba de água ao bloco. Infelizmente, essa é uma daquelas coisas que é quase impossível de se tirar uma foto. Nesta foto você pode ver apenas o parafuso (seta verde). Com o acesso limitado, você precisa remover todos esses parafusos, é muito fácil retirar o interior do parafuso (nosso carro de projeto já tinha alguns parafusos retirados). Se quiser, você pode substituir os parafusos por parafusos galvanizados normais.
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Figura 29
E finalmente a bomba foi desligada. Se você chegou até aqui, parabéns. Neste ponto, você vai querer limpar qualquer líquido refrigerante que possa ter derramado no bloco do motor e também limpar a superfície de contato da nova bomba com o bloco. Esta imagem também mostra os locais para os parafusos de montagem com mais clareza (setas verdes).
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Figura 30
A nova bomba de água virá com três anéis de vedação. Instale o novo O-ring na parte traseira da nova bomba de água, conforme mostrado aqui.
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Figura 31
Agora instale a nova bomba d'água no motor, conforme mostrado aqui, usando novos prendedores. Em algumas bombas d'água, há um orifício rosqueado extra inserido no alojamento para executar um sensor ou conexão adicional. No nosso caso, você precisará bloquear o orifício adicional com o parafuso e a arruela fornecidos mostrados aqui (seta verde).
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Figura 32
Corte o O-ring antigo do tubo de metal do refrigerante e instale o novo O-ring (fornecido com a bomba) sobre o flange.
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Figura 33
Encaixe o tubo metálico do refrigerante na nova bomba de água e aperte a porca de 10 mm que o mantém no lugar (seta verde). Aperte também o parafuso de cabeça Allen de 5 mm que prende o tubo na frente da tampa da caixa de distribuição do motor. Também reconecte a bomba de direção hidráulica e o reservatório no suporte de montagem.
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Figura 34
Coloque a polia da bomba de água no flange da nova bomba de água, prenda-a com uma chave de cinta e reajuste os três parafusos de 13 mm que a prendem no lugar. Aperte-os até cerca de 18 pés / lbs. cada
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Figura 35
Encaixe o novo O-ring maior sobre a borda do termostato e, em seguida, coloque o termostato na caixa conforme mostrado.
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Figura 36
Coloque a tampa do termostato na parte superior da bomba de água e reinstale os três parafusos de 10 mm (setas verdes). Lembre-se de que o parafuso mais atrás também segura o suporte para a conexão elétrica ao sensor de temperatura.
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Figura 37
Enrosque o sensor de temperatura na nova bomba de água, aperte-o e reconecte a conexão elétrica (seta verde).
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Figura 38
Instale a mangueira de água que vai da bomba de água ao bloco do motor (seta verde), bem como a mangueira menor que vai para o tanque de transbordamento de refrigerante (seta roxa).
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Figura 39
Instale a mangueira do radiador inferior que vai da conexão da bomba de água inferior ao radiador (seta verde).
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Figura 40
Instale a mangueira do radiador superior indo da conexão da bomba de água superior ao radiador (seta verde).
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Figura 41
Reinstale o antigo ou use uma nova correia serpentina. Gire o parafuso de 15 mm no tensor da correia (seta verde) no sentido horário para permitir espaço suficiente para deslizar a correia sobre todas as polias na orientação mostrada aqui.
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Figura 42
Agora coloque o ventilador de plástico sobre a embreagem do ventilador e reinstale os três parafusos de 5 mm que o prendem no lugar (setas verdes).
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Figura 43
Agora você está pronto para reinstalar o condensador A / C de volta no compartimento do motor. Levante cuidadosamente o condensador na frente do motor. Encaixe o duto de ar de plástico na frente do condensador. Uma vez posicionado, coloque o radiador de volta no compartimento do motor. É aqui que fica um pouco complicado. Na parte inferior do condensador, o radiador e o duto de ar são dois pinos de plástico que se encaixam em ranhuras moldadas nos suportes de borracha que ficam na estrutura do radiador. Esta imagem mostra a parte inferior dos suportes com o radiador, condensador e duto instalados. Os pinos do radiador encaixam nas ranhuras dos pés ilustrados pela seta verde. Os pinos do condensador se encaixam na fenda ilustrada pela seta roxa, enquanto os pinos do duto se encaixam na fenda ilustrada pela seta amarela. Isto'
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Figura 44
Agora reconecte a conexão de 19 mm que vai para o refrigerador do fluido da transmissão no radiador no lado esquerdo (seta roxa) e também a mangueira que vai para o tanque de expansão do refrigerante (seta verde).
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Figura 45
Reconecte também a outra conexão do resfriador da transmissão no centro do radiador (seta verde).
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Figura 46
Reconecte a mangueira do radiador superior.
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Figura 47
Reconecte a mangueira inferior do radiador (seta verde).
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Figura 48
Deslize a cobertura do ventilador de volta ao lugar, levando um tempo para se certificar de que todos os pinos-guia estão no lugar.
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Figura 49
Reconecte os dois parafusos de 10 mm que prendem o condensador A / C ao radiador (setas verdes) junto com os dois pequenos clipes de mola que prendem a cobertura do ventilador ao radiador (setas roxas).
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Figura 50
Coloque o conjunto do ventilador de resfriamento auxiliar de volta à frente do radiador e reconecte a conexão dos ventiladores (seta verde).
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Figura 51
Reinstale o suporte da buzina e prenda a porca de 10 mm segurando-o no lugar (seta verde, a porca está sob as linhas de fluido de direção). Além disso, reinstale o parafuso de 13 mm que prende a buzina ao suporte (seta roxa) e as duas braçadeiras que prendem as linhas de fluido da direção hidráulica ao corpo (seta amarela, uma braçadeira é mostrada).
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Figura 52
Reinstale o conjunto da caixa de ar e também os dois parafusos de 10 mm que prendem o conjunto do ventilador de resfriamento auxiliar ao condensador A / C (setas verdes).
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Figura 53
Reinstale o cabo de liberação do capô nos clipes na parte inferior do painel de suporte do radiador superior (setas verdes).
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Figura 54
Agora instale o painel de suporte do radiador superior e instale os cinco parafusos de 10 mm que o prendem no lugar (setas verdes), bem como os dois clipes de mola grandes que prendem o radiador ao painel (setas roxas). Lembre-se de reabastecer o líquido de arrefecimento e purgar o sistema de arrefecimento.
Antônio Elias
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