Fórum Mercedes Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Classe E - S/W210): FVM - troca do óleo do motor - motor M104, E320 1996/1997

Ir para baixo

(Classe E - S/W210): FVM - troca do óleo do motor - motor M104, E320 1996/1997 Empty (Classe E - S/W210): FVM - troca do óleo do motor - motor M104, E320 1996/1997

Mensagem por AEP Seg 12 Out 2020 - 2:32



Última edição por AEP em Seg 12 Out 2020 - 2:53, editado 1 vez(es)
AEP
AEP
Moderador
Moderador

Mensagens : 1440
Data de inscrição : 11/08/2020
Localização (Cidade/Estado e País) : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

(Classe E - S/W210): FVM - troca do óleo do motor - motor M104, E320 1996/1997 Empty Re: (Classe E - S/W210): FVM - troca do óleo do motor - motor M104, E320 1996/1997

Mensagem por AEP Seg 12 Out 2020 - 2:49

Uma das tarefas mais comuns de realizar é substituir o óleo do motor. As trocas frequentes de óleo são talvez o procedimento mais importante que você pode fazer para manter e prolongar a vida útil do motor. Com os melhores óleos disponíveis hoje, a necessidade de mudanças frequentes está diminuindo. Embora a Mercedes Benz recomende intervalos de troca de óleo muito mais distantes do que no passado, geralmente recomendo que você mantenha as trocas abaixo do limite de 8.000 km. Se você não dirige com muita frequência, deve trocar o óleo pelo menos uma vez por ano.

A primeira coisa que você precisa fazer é certificar-se de que tem tudo o que é necessário para o trabalho. Nada é mais frustrante do que esvaziar o óleo, apenas para descobrir que você não tem um filtro de reposição ou óleo suficiente. Você precisará de um kit de filtro de óleo, uma chave de torque, um soquete de 13 mm e uma chave inglesa, um soquete de alojamento do filtro de óleo, um novo bujão de drenagem, um rolo de toalhas de papel, um cárter ou balde muito grande e 7 litros de óleo. Comece dirigindo o carro e deixe-o aquecer até a temperatura operacional. Você vai querer esvaziar o óleo quando estiver quente, porque o calor torna o fluxo do óleo muito mais fácil e mais partículas de metal e sujeira sairão quando o óleo for esvaziado.

Levante o carro e em seguida, localize o parafuso de drenagem de óleo de 13 mm no cárter de óleo. Lembre-se de que o óleo estará quente. Por isso é uma boa ideia usar um par de luvas e ter muitas toalhas de papel à mão para limpar qualquer respingo de óleo. Dentro do compartimento do motor, remova a tampa de enchimento de óleo na parte superior da tampa da válvula e deixe o óleo drenar completamente do motor. Isso pode demorar um pouco dependendo da temperatura do óleo. Depois de totalmente drenado, reajuste o parafuso de drenagem do óleo e aperte-o a 25 Nm (18 pés / lbs.).

De dentro do compartimento do motor, localize a carcaça do filtro de óleo na parte traseira do motor. Você o verá apenas entre a parede corta-fogo e o coletor de admissão. Você precisará de um soquete especial para soltar e remover a tampa da caixa do filtro. Projetado para vários modelos da Mercedes, o soquete é preso à parte superior da tampa por parafusos que passam pelas laterais do soquete. Você precisará usar uma catraca com extensão para alcançar a caixa do filtro de óleo. Assim que a ferramenta estiver firmemente presa, remova a tampa e você verá o elemento do filtro por baixo.

Remova o elemento do filtro antigo puxando-o para cima e para fora da caixa do filtro de óleo. Você pode querer ter um pouco de cuidado, pois provavelmente o óleo irá derramar tanto do elemento do filtro quanto da carcaça. Neste ponto, você pode pegar o elemento do filtro antigo e abri-lo. Isso permite que você veja se há qualquer evidência de desgaste do motor. Normalmente, você verá pequenos pedaços de metal acumulados nas pregas do filtro se houver desgaste substancial no motor.

Agora pegue a tampa da caixa do filtro de óleo e puxe o anel de vedação antigo para fora da lateral dentro da ranhura. Uma palheta ou uma pequena chave de fenda torna esse trabalho um pouco mais fácil. Agora pegue o novo anel de vedação fornecido com o kit de filtro de óleo e estique-o sobre a tampa do compartimento do filtro e na ranhura lateral. Uma leve película de óleo também pode ajudar a deslizar o anel de vedação. Pegue o novo elemento do filtro e pressione-o para dentro da caixa do filtro. Pressione o elemento do filtro para baixo o máximo que puder. Aparafuse a tampa da caixa do filtro sobre o novo elemento e aperte a 25 Nm (18 pés / lbs.).

Agora é hora de abastecer seu Mercedes-Benz com óleo de motor. Muitas pessoas não têm certeza de qual óleo de motor usar em seus carros. Tradicionalmente, as características do óleo de motor estavam intimamente ligadas ao seu peso: óleos mais pesados ​​protegem bem contra o calor e óleos mais leves fluem melhor no frio. Em geral, se você mora em um clima frio, deve usar um óleo 10W-40 ou similar. Este óleo é um óleo de peso 10 que se comporta e protege contra o calor como um óleo de peso 40. Em climas mais quentes, você deve usar um óleo 20W-50. Este óleo não flui tão bem em climas mais frios, mas dá uma "vantagem" extra na extremidade mais quente.

A questão de se usar óleo sintético ou tradicional de "dinossauro" frequentemente surge entre os fãs de automóveis. A “Consumer Reports” (julho de 1996) executou um extenso teste nos dois tipos de óleo, alterando entre muitas marcas diferentes. Os testadores instalaram motores recém-reconstruídos em 75 táxis e, em seguida, os colocaram nas condições mais adversas das ruas de Nova York. Colocando diferentes marcas, pesos e formulações nos carros, eles acumularam 100.000 km nos motores, os abriram, mediram e inspecionaram os componentes do motor quanto ao desgaste. O óleo foi trocado em 5.000 km em metade deles, e o resto foi trocado em 10.000 km. Os resultados: independentemente da marca, sintético ou dino, peso e intervalo de troca de óleo, não houve diferenças perceptíveis no desgaste dos componentes do motor em qualquer um dos motores. Sua conclusão? Os óleos de motor e os aditivos misturados a eles melhoraram tanto ao longo dos anos que as frequentes trocas de óleo e os caros produtos sintéticos não são mais necessários.

Ainda assim, algumas pessoas juram pelo óleo sintético. Na prática, não recomendo o uso de óleo sintético se você tiver um carro antigo com vedações antigas no motor. Houve muitos casos documentados em que a adição de óleo sintético fez com que um carro seco começasse a vazar. Se você possui um carro antigo que não tem vedações novas no motor, eu preferiria os não sintéticos. No entanto, se o óleo sintético foi o único tipo de óleo que seu motor viu, eu geralmente recomendo ficar com ele.

Encha o motor com o novo óleo do orifício de enchimento de óleo na parte superior da tampa da válvula. Adicione cerca de 6 litros ao motor e verifique a vareta. Continue a adicionar cerca de meio litro de cada vez e verifique a vareta. Encha até atingir a marca superior da vareta - o nível do óleo do motor irá diminuir automaticamente quando o filtro de óleo ficar cheio de óleo. Não se esqueça de colocar a tampa de abastecimento de óleo de volta na parte superior da tampa da válvula. O livro de manutenção exige 7 litros de óleo no total, mas é melhor ser preciso e usar o método da vareta medidora.

Fonte:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Nota do Fórum/Portal: siga, sempre, as recomendações do manual do seu carro e as especificações de óleo que constam da tabela BeVo da Mercedes-Benz.
AEP
AEP
Moderador
Moderador

Mensagens : 1440
Data de inscrição : 11/08/2020
Localização (Cidade/Estado e País) : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos