(Classe A - W168): Problemas mais comuns
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(Classe A - W168): Problemas mais comuns
1: A placa do circuito da bomba eletro- hidráulica danifica-se por entrada de água.
Sugestão para a solução: Vedar a placa de circuito eletrônico conforme informação técnica da MB.
2: Descolamento do acabamento preto entre portas de ano 2001 até 2005. As 1999 e 2000 não possuem este problema, pois o material é de melhor qualidade.
Solução: trocar por um de melhor qualidade.
3 - Mau funcionamento da chave de seta. Mesmo não sendo um problema comum mas é um problema que afeta as MB da década de 90.
Solução: Lubrificar a chave de seta e evitar bater o joelho na alavanca da chave, pois a base onde a alavanca é fixada é de plastico e quebra com essa pancada. As chaves de seta de reposição foram reforçadas.
4 - Barulhos internos. Ponto fraco do carro, pois as peças de acabamento interno são de plastico.
Solução paliativa: utilizar espuma entre as partes atrito, em alguns casos reaperto.
5 - Alavanca de regulagem do banco do motorista. Nas 1999 e 2000 não possuem este problema, pois a alavanca é de metal com a capa de plástico, nas 2001 em diante não possuem a alavanca de metal e somente a alavanca de plástico.
Solução: Evitar apoiar a perna em cima da alavanca. Eu já vi soluções com fita hellermann e parafuso, não gostei do resultado!
6 - Sensor de fluxo de ar (MAF) 1999 até 2002, as 2003 até 2005 não possuem este problema pois o sistema foi trocado pelo MAP. Não considero um defeito comum e sim uma peça de desgaste natural com uma incidência de defeitos pequena mas quando dá defeito não encontrei aqui no Brasil oficina especializada para reparar.
Solução: Não há muitas, pois os sensores (laminas) são integradas na placa da ECU. Existe uma empresa fora do pais [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que faz o reparo nas laminas mas é necessário informar para a receita que a peça esta saido do país para conserto, pois assim evita-se que fique presa na alfandega quando ela retorna para o país. Já vi oficinas que fazem a trocas das laminas por outra usada de outro classe A baixado ou colocam resistências de 10 omhs - procedimento errado que deixa o valor de leitura fixo.
7 - Compressor do A/C. Item com alto indice de defeitos.
Solução: Verificar em oficinas de A/C, pois geralmente reformam o compressor, trocam por um chines ou adaptam o do Vectra - este último não lembro qual o ano e modelo.
8 - Barulho nas pinças de freio. Geralmente causado por falha na manutenção não colocando a graxa para altas temperaturas nos pinos das pinças.
Solução: fazer embuxamento, troca de pinos da pinça.
9 - Alavanca seletora de marcha (bola de cambio) nos carros equipados com cambio manual ou semi-automárico. O material não é resistente ao ácido úrico das mãos.
Solução: Revestir a alavanca em couro.
10 - borra de óleo no motor. Problema comum em várias marcas automotivas.
Solução: trocar o óleo entre 5.000 ate 7.000 km dependendo do uso ou de seis em seis meses se não atingir a km para a troca e utilizar gasolina de boa qualidade.
11 - Cambio automático. Este item merece atenção redobrada, pois devido ao mau uso a embreagem K1 quebra com facilidade e o fluido ATF (óleo) se vencido danifica o modulo FGS e componentes mecanicos do cambio.
Solução: trocar o fluido ATF da caixa automática entre dois ou tres anos no máximo ou entre 40.000 ou 50.000 km.
Sugestão para a solução: Vedar a placa de circuito eletrônico conforme informação técnica da MB.
2: Descolamento do acabamento preto entre portas de ano 2001 até 2005. As 1999 e 2000 não possuem este problema, pois o material é de melhor qualidade.
Solução: trocar por um de melhor qualidade.
3 - Mau funcionamento da chave de seta. Mesmo não sendo um problema comum mas é um problema que afeta as MB da década de 90.
Solução: Lubrificar a chave de seta e evitar bater o joelho na alavanca da chave, pois a base onde a alavanca é fixada é de plastico e quebra com essa pancada. As chaves de seta de reposição foram reforçadas.
4 - Barulhos internos. Ponto fraco do carro, pois as peças de acabamento interno são de plastico.
Solução paliativa: utilizar espuma entre as partes atrito, em alguns casos reaperto.
5 - Alavanca de regulagem do banco do motorista. Nas 1999 e 2000 não possuem este problema, pois a alavanca é de metal com a capa de plástico, nas 2001 em diante não possuem a alavanca de metal e somente a alavanca de plástico.
Solução: Evitar apoiar a perna em cima da alavanca. Eu já vi soluções com fita hellermann e parafuso, não gostei do resultado!
6 - Sensor de fluxo de ar (MAF) 1999 até 2002, as 2003 até 2005 não possuem este problema pois o sistema foi trocado pelo MAP. Não considero um defeito comum e sim uma peça de desgaste natural com uma incidência de defeitos pequena mas quando dá defeito não encontrei aqui no Brasil oficina especializada para reparar.
Solução: Não há muitas, pois os sensores (laminas) são integradas na placa da ECU. Existe uma empresa fora do pais [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que faz o reparo nas laminas mas é necessário informar para a receita que a peça esta saido do país para conserto, pois assim evita-se que fique presa na alfandega quando ela retorna para o país. Já vi oficinas que fazem a trocas das laminas por outra usada de outro classe A baixado ou colocam resistências de 10 omhs - procedimento errado que deixa o valor de leitura fixo.
7 - Compressor do A/C. Item com alto indice de defeitos.
Solução: Verificar em oficinas de A/C, pois geralmente reformam o compressor, trocam por um chines ou adaptam o do Vectra - este último não lembro qual o ano e modelo.
8 - Barulho nas pinças de freio. Geralmente causado por falha na manutenção não colocando a graxa para altas temperaturas nos pinos das pinças.
Solução: fazer embuxamento, troca de pinos da pinça.
9 - Alavanca seletora de marcha (bola de cambio) nos carros equipados com cambio manual ou semi-automárico. O material não é resistente ao ácido úrico das mãos.
Solução: Revestir a alavanca em couro.
10 - borra de óleo no motor. Problema comum em várias marcas automotivas.
Solução: trocar o óleo entre 5.000 ate 7.000 km dependendo do uso ou de seis em seis meses se não atingir a km para a troca e utilizar gasolina de boa qualidade.
11 - Cambio automático. Este item merece atenção redobrada, pois devido ao mau uso a embreagem K1 quebra com facilidade e o fluido ATF (óleo) se vencido danifica o modulo FGS e componentes mecanicos do cambio.
Solução: trocar o fluido ATF da caixa automática entre dois ou tres anos no máximo ou entre 40.000 ou 50.000 km.
Última edição por AEP em Qua 16 Set 2020 - 2:37, editado 5 vez(es)
AEP- Moderador
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Re: (Classe A - W168): Problemas mais comuns
Motor do ventilador do ar-condicionado: houve dois fornecedores. O branco, das primeiras (acho que é Siemens) é bom; o preto, das mais novas (acho que é Bosch) tende a quebrar os magnetos e gastar escovas muito facilmente. A solução é substituir o pretinho por um branco procurando em ferro-velho ou retificá-lo.
O motor de partida/arranque das mais novas é temperamental também. Existem dois tipos, um dourado e um prateado. Não lembro qual é o bom (vou verificar, mas acho que é o dourado), sei que troquei um pelo outro e não tive mais problemas.
A alavanca do ajuste de altura do banco do motorista nos modelos mais novos é toda de plástico, tende a quebrar com o entra e sai. Especialmente os motoristas mais pesados (como eu) que amassam/abaixam mais a espuma do assento. Nas antigas ele tinha uma estrutura metálica por dentro. Não há o que fazer. Aliás, há sim: trocar o banco por um modelo antigo (mas a catraca é diferente).
A manopla de câmbio foi a maior infelicidade que a MB fez depois dos chicotes biodegradáveis da década de 90. Todas elas deformam e esfarelam devido ao calor intenso do verão tropical. Especialmente em carros escuros, que no sol podem passar dos 60 graus, mas aplica-se a todos os modelos. É o calor que amolece o material da "bola" e o manuseio desse material aquecido/maleável estraga a manopla. As automáticas usam a mesma manopla mas estragam com menos frequência, bem menos, justamente por serem pouco utilizadas.
O motor de partida/arranque das mais novas é temperamental também. Existem dois tipos, um dourado e um prateado. Não lembro qual é o bom (vou verificar, mas acho que é o dourado), sei que troquei um pelo outro e não tive mais problemas.
A alavanca do ajuste de altura do banco do motorista nos modelos mais novos é toda de plástico, tende a quebrar com o entra e sai. Especialmente os motoristas mais pesados (como eu) que amassam/abaixam mais a espuma do assento. Nas antigas ele tinha uma estrutura metálica por dentro. Não há o que fazer. Aliás, há sim: trocar o banco por um modelo antigo (mas a catraca é diferente).
A manopla de câmbio foi a maior infelicidade que a MB fez depois dos chicotes biodegradáveis da década de 90. Todas elas deformam e esfarelam devido ao calor intenso do verão tropical. Especialmente em carros escuros, que no sol podem passar dos 60 graus, mas aplica-se a todos os modelos. É o calor que amolece o material da "bola" e o manuseio desse material aquecido/maleável estraga a manopla. As automáticas usam a mesma manopla mas estragam com menos frequência, bem menos, justamente por serem pouco utilizadas.
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