Fórum Mercedes Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Classe A - W168): Problemas mais comuns

Ir para baixo

(Classe A - W168): Problemas mais comuns Empty (Classe A - W168): Problemas mais comuns

Mensagem por AEP Dom 30 Ago 2020 - 12:14

1: A placa do circuito da bomba eletro- hidráulica  danifica-se por entrada de água.

Sugestão para a solução: Vedar a placa de circuito eletrônico conforme informação técnica da MB.

2: Descolamento do acabamento preto entre portas de ano 2001 até 2005. As 1999 e 2000 não possuem este problema, pois o material é de melhor qualidade.
Solução: trocar por um de melhor qualidade.

3 - Mau funcionamento da chave de seta. Mesmo não sendo um problema comum mas é um problema que afeta as MB da década de 90.

Solução: Lubrificar a chave de seta e evitar bater o joelho na alavanca da chave, pois a base onde a alavanca é fixada é de plastico e quebra com essa pancada. As chaves de seta de reposição foram reforçadas.

4 - Barulhos internos. Ponto fraco do carro, pois as peças de acabamento interno são de plastico.

Solução paliativa: utilizar espuma entre as partes atrito, em alguns casos reaperto.

5 - Alavanca de regulagem do banco do motorista. Nas 1999 e 2000 não possuem este problema, pois a alavanca é de metal com a capa de plástico, nas 2001 em diante não possuem a alavanca de metal e somente a alavanca de plástico.

Solução: Evitar apoiar a perna em cima da alavanca. Eu já vi soluções com fita hellermann e parafuso, não gostei do resultado!

6 - Sensor de fluxo de ar (MAF) 1999 até 2002, as 2003 até 2005 não possuem este problema pois o sistema foi trocado pelo MAP. Não considero um defeito comum e sim uma peça de desgaste natural com uma incidência de defeitos pequena mas quando dá defeito não encontrei aqui no Brasil oficina especializada para reparar.

Solução: Não há muitas, pois os sensores (laminas) são integradas na placa da ECU. Existe uma empresa fora do pais [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que faz o reparo nas laminas mas é necessário informar para a receita que a peça esta saido do país para conserto, pois assim evita-se que fique presa na alfandega quando ela retorna para o país. Já vi oficinas que fazem a trocas das laminas por outra usada de outro classe A baixado ou colocam resistências de 10 omhs - procedimento errado que deixa o valor de leitura fixo.

7 - Compressor do A/C. Item com alto indice de defeitos.

Solução: Verificar em oficinas de A/C, pois geralmente reformam o compressor, trocam por um chines ou adaptam o do Vectra - este último não lembro qual o ano e modelo.

8 - Barulho nas pinças de freio. Geralmente causado por falha na manutenção não colocando a graxa para altas temperaturas nos pinos das pinças.

Solução: fazer embuxamento, troca de pinos da pinça.

9 - Alavanca seletora de marcha (bola de cambio) nos carros equipados com cambio manual ou semi-automárico. O material não é resistente ao ácido úrico das mãos.

Solução: Revestir a alavanca em couro.

10 - borra de óleo no motor. Problema comum em várias marcas automotivas.

Solução: trocar o óleo entre 5.000 ate 7.000 km dependendo do uso ou de seis em seis meses se não atingir a km para a troca e utilizar gasolina de boa qualidade.

11 - Cambio automático. Este item merece atenção redobrada, pois devido ao mau uso a embreagem K1 quebra com facilidade e o fluido ATF (óleo) se vencido danifica o modulo FGS e componentes mecanicos do cambio.

Solução: trocar o fluido ATF da caixa automática entre dois ou tres anos no máximo ou entre 40.000 ou 50.000 km.


Última edição por AEP em Qua 16 Set 2020 - 2:37, editado 5 vez(es)
AEP
AEP
Moderador
Moderador

Mensagens : 1440
Data de inscrição : 11/08/2020
Localização (Cidade/Estado e País) : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

(Classe A - W168): Problemas mais comuns Empty Re: (Classe A - W168): Problemas mais comuns

Mensagem por AEP Dom 30 Ago 2020 - 12:23

Motor do ventilador do ar-condicionado: houve dois fornecedores. O branco, das primeiras (acho que é Siemens) é bom; o preto, das mais novas (acho que é Bosch) tende a quebrar os magnetos e gastar escovas muito facilmente. A solução é substituir o pretinho por um branco procurando em ferro-velho ou retificá-lo.

O motor de partida/arranque das mais novas é temperamental também. Existem dois tipos, um dourado e um prateado. Não lembro qual é o bom (vou verificar, mas acho que é o dourado), sei que troquei um pelo outro e não tive mais problemas.

A alavanca do ajuste de altura do banco do motorista nos modelos mais novos é toda de plástico, tende a quebrar com o entra e sai. Especialmente os motoristas mais pesados (como eu) que amassam/abaixam mais a espuma do assento. Nas antigas ele tinha uma estrutura metálica por dentro. Não há o que fazer. Aliás, há sim: trocar o banco por um modelo antigo (mas a catraca é diferente).

A manopla de câmbio foi a maior infelicidade que a MB fez depois dos chicotes biodegradáveis da década de 90. Todas elas deformam e esfarelam devido ao calor intenso do verão tropical. Especialmente em carros escuros, que no sol podem passar dos 60 graus, mas aplica-se a todos os modelos. É o calor que amolece o material da "bola" e o manuseio desse material aquecido/maleável estraga a manopla. As automáticas usam a mesma manopla mas estragam com menos frequência, bem menos, justamente por serem pouco utilizadas.
AEP
AEP
Moderador
Moderador

Mensagens : 1440
Data de inscrição : 11/08/2020
Localização (Cidade/Estado e País) : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos