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Problemas com Câmbio 722.6

4 participantes

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Mensagem por Marujo Qui 11 Nov 2021 - 13:22

Voltando para dar noticias:
No inicio deste ano do nada o cambio entrou em modo de emergência. Levei a uma oficina muito bem recomendada por um colega nosso aqui de Brasília.
Moral da estória: disseram que tinha limalha no óleo e a placa do cambio estava rachada. Trouxe filtro novo, óleo dentro das especificações, placa nova do cambio. Instalaram tudo e não funcionava. Ai disseram que era o Modulo do cambio. Estranhei pois esse modulo costuma dar pouquíssimos problemas. Trouxe um modulo dos EUA ao custo de 2.000 reais. Nao funcionou pois era do modelo pre facelift. Ai trouxe um da Lituania por 250,00. Ambos usados, infelizmente, pois fiz a cotação do modulo novo e era a bagatela de 8.000 reais.
Instalando o modulo, recebi o carro e imediatamente notei que a troca de marchas antes imperceptível agora era ruim e estava patinando da 3a para a 4a marcha.
Ou seja o diagnostico estava errado, o carro não foi testado e além disso, passou a apresentar problemas que não existiam anteriormente. Essa brincadeira toda levou 4 meses!!!!!
Perdi totalmente a confiança e nem voltei a oficina para reparo. Não quero incompetente mexendo no carro.
Agora estou com outra indicação de especialista em cambio e vou levar la.
O carro esta andando bem mas as trocas de marchas e reduções não estão suaves. Não há tranco mas não é mais suave como antes.
Em breve eu digo como ficou e coloco algumas fotos.
Abraços
Osvaldo

Marujo

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Mensagem por AEP Qui 11 Nov 2021 - 14:13

Boa tarde Osvaldo! Que coisa chata. E incompetente. Aqui em BH tem uma oficina de câmbios muito boa e já usada pelo Antônio Elias. Mas é fora de mão para você.
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Mensagem por RichardStgt Qui 11 Nov 2021 - 14:42

Puxa vida, vou resumir: se forem encontrados rebarbas no filtro de óleo e no cárter (normalmente tem um magnético na carter), em este caso só uma coisa ajuda: desmonte o cambio automático e veja o que quebra nele.

Quando tantos se atrapalham, é difícil dizer o que é. O primeiro erro que normalmente se comete aqui durante a manutenção é que um pequeno componente que conecta a eletrônica do cárter com as linhas não é substituído. Com o tempo, isso vazará e destruirá os componentes eletrônicos do 722.6. Que o Stardiganosis informa - nao genericos?

MAS isso não explica as rebarbas/Chips de metal, faíscas significam que algo se soltou e está se arrastando. Além disso, o residuais é muito crítico quando há muitos, pois o conversor de torque também fica danificado.

Normalmente eu compraria uma caixa de câmbio recondicionada, mas infelizmente isso não é possível no Brasil.

Perguntas: Presumo que você tenha o óleo e filtro (nao generico) certo nele, na verdade apenas o Fuchs 4134 é adequado para o 722.6 aqui no Brasil. As lascas de metal são na verdade lascas de metal ou pedaços dos discos de fricção (Teflon) que são pretos e têm um brilho metálico?

Além disso, se os fragmentos / sujeira penetrarem na chave deslizante, etc., você deve desmontar tudo e limpar com muito cuidado. Se ocorrerem erros no sistema automático e você continuar a dirigir, o problema aumentará consideravelmente. Quando feito de maneira inadequada, a sujeira na caixa é um dos maiores problemas.

Minha recomendação para remover e desmontar a caixa ...

att

RichardStgt

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Mensagem por Marujo Qui 11 Nov 2021 - 17:01

Concordo com vc, a minha ideia é realmente desmontar tudo e trocar o que for necessário.
Depois volto com as novidades!
Forte abraço
Osvaldo

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Mensagem por RichardStgt Qui 11 Nov 2021 - 18:09

os pecas interna que normalmente causa os problemas nao custa exorbitante (os mais caros vc ja comprei), mas mecânicos que nao tem WIS etc nao conseguir desta obra. muitas coisas devem ser medidas até um décimo de milímetro. se você não tiver os dados, pode simplesmente esquecê-los - eles se quebram mais do que reparam.

Se houver aparas/rebarbas/pedacinhos de metal no óleo e no filtro, o sistema completo, o conversor de torque e o resfriador de óleo, bem como a transmissão completa, devem ser limpos meticulosamente. se houver desleixo, foi tudo em vão ou até mesmo com mais danos.

No meu caso até tive que fazer uma ferramenta especial porque ela não está mais disponível no mercado. Sem isso - nenhum reparo. e com o 722.6 é exatamente o mesmo.

E uma coisa é certa, dificilmente existem oficinas aqui para tal caso. e mesmo assim, o preço torna-se astronômico, como sempre nesses casos. Obras artesanato, no caso de uma transmissão automática, pode ser arquivado nos mitos. Isso não funciona.

e por que algo assim quebra apesar da boa manutenção? Por um lado, é a idade, as altas temperaturas, essas viagens constantes pela cidade, essas Quebra Molas loucas e também muitas vezes a qualidade do óleo, filtros genericos, etc. que os proprietários anteriores despejaram. Tudo isso junto desencadeia isso em uma transmissão que está em operação há mais de 25 anos, apesar da baixa quilometragem.

Boa sorte em encontrar uma oficina...

RichardStgt

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Mensagem por Marujo Sex 12 Nov 2021 - 11:37

Obrigado meu amigo. A troca de marchas está boa, mas não está perfeita. Não há trancos mas não está imperceptível como antes. Vou colocar neste outro mecânico e se ele não resolver vou meter o carro na plataforma e levar para o Renato Gruber de SP.
Vai dar tudo certo!
Abraços
Osvaldo

Marujo

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Mensagem por RichardStgt Sex 12 Nov 2021 - 20:53

se a mudança de marcha estiver OK, mas apenas o marchas entrar "forte - bater", isso se deve à pressão de modelagem. Você só precisa saber como deveria ser, etc. referencia no WIS.

mas que bom todo estar certo.

att

RichardStgt

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Mensagem por Antônio Elias Sáb 27 Nov 2021 - 22:14

Marujo escreveu:Obrigado meu amigo. A troca de marchas está boa, mas não está perfeita. Não há trancos mas não está imperceptível como antes. Vou colocar neste outro mecânico e se ele não resolver vou meter o carro na plataforma e levar para o Renato Gruber de SP.
Vai dar tudo certo!
Abraços
Osvaldo
Caro amigo Osvaldo, gostei muito do trabalho que a equipe do Nelino da Nelcar de Belo Horizonte fez no câmbio da minha W201, eles são bons nesses câmbios MB, de repente BH sendo mais perto de Brasília e provavelmente custo de reparos mais conta, acredito vale a pena uma "consulta" com o Nelino. 

E excelentes as considerações do Richard, pontuais!

Abraços fraternos!
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Mensagem por RichardStgt Dom 28 Nov 2021 - 11:46

O fator decisivo neste caso é se o óleo ou filtro ATF contém lascas de metal ou não.  Nesse caso, o WIS diz que até mesmo o conversor de torque muito caro deve ser substituído.  Você pode tentar esvaziá-lo, mas se houver muitos rebarbas metal, o conversor de torque não poderá ser reparado.  Isso é especialmente verdadeiro para os modelos posteriores a 1999, pois eles não têm mais um bujão de drenagem de óleo no conversor de torque.  O conversor de torque ainda pode ser salvo que tem um parafuso e tem somente um pouco de sujeira.Se você dirige com lascas/rebarbas no óleo, uma falha completa é apenas uma questão de tempo.

e quer você goste ou não, o WIS mandar claro que se as peças na caixa forem substituídas, uma adaptação da caixa  deve ser realizada usando o Stardiagnosis. Qualquer garagem que não tenha um Stardiagnosis não pode reparar a transmissão adequadamente.

e isso não é tão fácil o Adaptação do EGS, Aliás, a adaptação do EGS serve justamente para aumentar o conforto etc.. e normalmente se transfere os dados do controle eletrônico do módulo antigo para o novo. Caso contrário, uma adaptação completa deve ser realizada.
os detalhes estão no documento WIS AD27.19-P-3000-04A

abraços

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Mensagem por RichardStgt Dom 28 Nov 2021 - 12:10

e minha recomendação geral para garagens que não tenham o Stardiagnosis e WIS ou os manuais:

fuja o mais rápido possível e leve o carro para um lugar seguro!
caso contrário, será muito feio e, acima de tudo, caro reparar o dano que os "especialistas" criar.

abraços fortes


RichardStgt

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Problemas com Câmbio 722.6 Empty Re: Problemas com Câmbio 722.6

Mensagem por Marujo Seg 29 Nov 2021 - 9:27

Valeu meu amigo!

Marujo

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