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(NOTÍCIAS): A nova gasolina brasileira com 93 octanas - mudanças composição - prazo até 03/11/2020 para os postos se adequarem.

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Antônio Elias
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Mensagem por Administrador Seg 31 Ago 2020 - 21:25

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O que mudou?

• Densidade (massa específica a 20ºC)

Foi estabelecido um limite mínimo de 715 kg/m³ para a densidade da gasolina. Com isso, evita-se a adulteração do produto.

• Octanagem (resistência à detonação)

Nova especificação com o número RON, que tem maior importância para os motores modernos. O aumento será gradual, com limite mínimo de RON 92 até o final de 2021, e de RON 93 a partir de 1/2 de 2022.

A gasolina atual que você usa na Petrobras já tem a octanagem adequada para além da regulamentação, antecipando o RON mínimo de 2022.

• T50 (temperatura de destilação)

Especificação de limite mínimo para a temperatura de destilação, de 77 a 120º. Importante para restringir a comercialização de gasolinas associadas a perdas de desempenho e dirigibilidade dos veículos.
Se você abasteceu seu carro nesta última semana, ele já pode ter no tanque uma gasolina com novas especificações, de acordo com a Resolução 807/20 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Esta nova “fórmula” entrou em vigor na segunda-feira (3), mas existe um prazo adicional de 60 dias para os distribuidores e de 90 dias para os revendedores se adequarem. Para saber o que esta nova gasolina vai mudar na sua vida atrás do volante, conversamos com Everton Lopes, mentor de tecnologia em energia da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

1. Ela será mais econômica.

A nova gasolina passa a ter mais densidade energética (fixada em 715 kg/m³), ou seja, fornece mais energia com o mesmo volume. O resultado é o menor consumo de combustível. Outro fator que contribui para a redução do consumo é a maior facilidade de vaporização da nova gasolina, que favorece a queima completa da mistura ar/combustível e eleva a temperatura do motor para a faixa ideal de funcionamento mais rapidamente. Vale lembrar que, quanto menos se consome combustível, menos o veículo vai emitir gases poluentes e de efeito estufa.

2. Ela pode ser mais cara.

O novo processo de refino da gasolina é mais caro, porém a Petrobras não precisou o quanto. “O ganho de rendimento de 5%, em média, proporcionado pela nova gasolina compensará uma eventual diferença no preço da gasolina, porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro”, informou a empresa.

3. Ela evita a “batida de pino”.

Outro aspecto que muda é a maior octanagem, agora fixada em 92 octanas RON (na verdade a Petrobras já está produzindo gasolina com 93 octanas, que será obrigatória apenas em 2022)  para a gasolina comum. Na prática, a nova gasolina vai evitar a chamada detonação (ou “batida de pino”), que é quando a mistura ar/combustível sofre uma pré-ignição dentro da câmara de combustão, antes da centelha, descompasso que pode provocar danos ao pistão, cilindro e cabeçote. Um baita prejuízo!

Se os motores modernos não tivessem um sensor de detonação, que atrasa o avanço da ignição, muitos motores já teriam “quebrado”. Acontece que, ainda que esse sistema te salve de um grande prejuízo, o descompasso de funcionamento do motor compromete a performance e aumenta o consumo de combustível.

4. Seu carro pode ficar mais potente.

O uso de um combustível com maior densidade energética, além da redução da perda pelo descompasso do motor, vai resultar em um ligeiro aumento da potência do motor. De acordo com Everton Lopes, o aumento de potência também pode ser revertido na redução do consumo de combustível, pois permite que o motorista acelere um pouco menos.

5. Ela continua misturada com etanol.

Criticada por muitos, a mistura da gasolina com de 27% de etanol anidro continua sendo feita. Segundo Everton Lopes, a solução do etanol traz várias vantagens, a começar pela segurança energética do pais, ao reduzir a dependência das exportações. Além disso, o uso do etanol reduz as emissões e aumenta a octanagem do combustível. A desvantagem seria a menor densidade energética do etanol, por volta de 70% em relação à gasolina.

6. Ela tem pouco efeito sobre carros antigos.

O benefício da maior octanagem não vai ser percebido por quem tem carros mais velhos, principalmente os que trazem carburador, mas a maior densidade energética, sim, ainda que um pouco menos que nos motores mais modernos.

7. Ela não é aditivada.

Os novos parâmetros da gasolina não eliminam a necessidade usar aditivos detergentes e dispersantes. Além de retardar a oxidação da gasolina e impedir a formação da carbonização na câmara de combustão, a gasolina aditivada limpa todo o sistema de alimentação do veículo (tanque, linha de combustível, bomba e injetores).

8. Ela é mais confiável.

As especificações para a gasolina vendida no Brasil tinham uma falha ao não estipularem um padrão mínimo para a massa específica, que ficou em 715 kg/m³. Segundo Everton Lopes, a gasolina produzida no Brasil não apresentava muita variação. Mas, como não havia regulamentação, a gasolina importada acabava baixando a qualidade no momento da mistura.

9. Ela ainda pode ser adulterada.

Na visão de Eventon Lopes, a chance de encontrar no mercado combustível adulterado não mudou. “A fraude é misturar à gasolina qualquer hidrocarboneto que queime, e isso acontece no posto. A distribuição é mais controlada. Então, o risco continua existindo”, explicou. De acordo com o engenheiro, não é perceptível constatar adulterações no momento do abastecimento e que a fiscalização e o controle de qualidade ainda serão necessários.


10. Como fica a gasolina premium?

A principal característica da gasolina premium é a alta octanagem, agora fixada em 97 octanas (RON). O percentual de etanol anidro também é um pouco menor, 25%. Para valer a pena, para obter algum benefício deste combustível, é necessário ter um veiculo de alta performance.

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Mensagem por AEP Qua 2 Set 2020 - 0:20

Finalmente, em tese, teremos um combustível (pois ainda não é gasolina pura) em um padrão de qualidade norte-americano/europeu.

Espero que essa instabilidade de composição não atrapalhe muito os sistemas das Mercedes mais antigas, que venham em turismo do Mercosul ou tropicalizadas. Na últimas 2 décadas a composição mudou muitas vezes, desde o percentual de etanol à essas novidades de agora, por exemplo.
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Mensagem por Edigard Weimar Qua 2 Set 2020 - 0:23

Tomara que de certo.
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Mensagem por Antônio Elias Qui 17 Set 2020 - 0:15

Interessante ressaltar que a ANP fixou um prazo adicional de 60 dias a partir de 03/08 para que as distribuidoras se adequem e 90 dias para os revendedores.

Desta forma, até 03/11/2020 ainda será possível encontrar nos postos estoques antigos de combustível que tenham sido comercializados até o dia 02/08 que não atendem integralmente as especificações.
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Mensagem por machadosl Qui 17 Set 2020 - 15:26

Eu torço para que esta gasolina dê certo, mesmo ficando com o pé atrás por causa da prática comum de algumas pessoas que aqui vivem de sempre quererem levar vantagem.
Por enquanto, ainda rodo com a gasolina antiga, não encontrei nenhum posto com a nova e isso que, mesmo com a pandemia tenho usado o carro de segunda a sexta, as vezes de segunda a segunda.

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Mensagem por EfBauru Qui 17 Set 2020 - 20:05

Aqui pela cidade os frentistas não tem nem notícias desta nova gasolina e alguns com os quais conversei nem sabiam da novidade.
Torço para que o combustível melhore de verdade. Até o momento, a única certeza que temos é que o preço vai aumentar...
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Mensagem por RichardStgt Qui 17 Set 2020 - 21:12

Amigos, in minha opinião o novo gasolina tem so em alguns circunstâncias vantagens.

em geral vc precisar um motor que estar ajustado pelo mais octanagem. em novo carros deste normalmente menos um problema deles com alto compressão. e para o gasolina com 92RON deste motores estou "atrasado" no ignição plus sensores do detonação. o motor registrar o baixo Octanagem e reduzir o potencial e aumentar o consume. mas em geral deste nao ótimo o motor permanente regular para mais baixo qualidades. mas por isso consumidores registrar uma diferencia com Podium vs aditivado. mas somente em deste caso!

o problema em Brasil o muito alto grau do Etanol no gasolina. Etanol puro e com um motor com 15 bares compressão e 9kg Ar / combustível uma coisa interessante, em deste caso o motor nao beber vs todos carros tipo Flex com gasolina que tem 27,5%.

o problema do Flex eles construir um Motor que conseguir 92Ron e SEM aditivadas e no outro lado o Etanol com 108 puro. um Motor do gasolina puro tem 14.2Kg /combustível.

e deste nao estou regulado em nenhum motor correto. no realidade o Lambda sensor no cat registrar: um alto mistura do etanol via o temperatura do fumaça. alto grau etanol produzir um magro ignição e deste produzir alto temperaturas no motor. para regular disse, o modula no motor injetar mais combustível e o relação funciona de novo. Por isso todos carros consume muito mais vs Europa. motores sem "Flex" equipamento nao conseguir entrega acima do 30% Etanol mistura. por isso o limite para adulterar. no outro lado: o flexibilidade do combustível o consumidor brasileiro pagar em ca 20% mais consumo do carros vs que estar otimizado ideal para um tipo do combustível.

entao agora com mais octanagem bom, vc tem um preparada, mas por exemplo meu antigo ele tem um baixo compressão motor (so 8,8 bares vs Europa 10). ca 15 CV menos, mas falta o catalisador compensa ca 10CV (uma lista chamar MB Tabellenbuch do ano 1993 informa disse) Em caso eu abastecer Podium, eu tem nenhum diferença vs aditivada. mesmo consume, mesmo potencial (eu testei muito). Por que o motor nao tem equipamentos pelo registrar o melhor qualidade. os mais velhos otimizado pelo 92 e pronto. em caso o gasolina estar mais ruim em aspecto do octanagem (nao grau do Etanol) ele atrasar mais e beber acima deste mais. quase o mesmo coisa do carros hoje, os novos tem mais alto nível do octanagem e por isso um vantagem em caso eles estou preparado por isso!

concluso: para carros mais velho nao compensa em nenhum ponto. para carros mais novo e vc conseguir aumentar o ignição pelo 95 ou 98 octanagem deste compensa em caso o gasolina tem. mas sem ad-justamente tambem nao compensa! e vc abastecer 102 o Podium? em nenhum motor do mercado vc usar o potencial, o carros vendido so tem 98 no maximo. Simplesmente nao compensa por que Podium tambem tem 25% Etanol, o consume estar mesmo alto vs aditivada.

so deste tudo coisa um pouco sim e o grande nao por que o mistura alto com Etanol estar o problema.

gasolina comum MB claro NAO recomendar uso gasolinas sem aditivados. Brasil o único mercado que uso. Uma anacronismo mas consumidores curte.

abraços...

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Mensagem por AEP Qui 17 Set 2020 - 22:51

Boa Richard! E legal esses testes que você fez na sua V140 entre aditivada e Podium.

Essa regulagem que você diz ser possível nos mais novos, é feita de forma automática pelo carro?
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Mensagem por RichardStgt Sex 18 Set 2020 - 7:53

bom dia Anderson e amigos,

deste temático bem complicado e uma enorme volume os aspectos. PF desculpe em caso eu se não deixar isso claro por causa meu limitado português. Em caso uma coisa estar incompreensível eu descrever de novo.

o tema gasolina eu verificarei por que eu usei o mesmo carro em Alemanha e aqui meu consume estar ca 20% mais alto mas dirigir muito mais lento (estradas, limites etc). logo eu comerciam verificar todos pecas/ignição para detectar deste consume. Mas todos dados do Stardignosis (p.e. Voltagem, tempo do ignição, etc. todo em norma do MB). Eu olhar muitos documentos e o resultado o alto consume deste no composição do Gasolina. o fator Etanol mais o menos 3/4 e 1/4 maior consume por que o baixo octanagem!

uma exemplo do antigo época e que MB adaptar gasolina com baixo octanagem: W126 1980-1986 (usei 3)
em um M116 vc nao tem sensores do detonação mas tem um interruptor: N - S e números p.e. 1

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aqui um excelente grafico do um clube W126

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Entao vc abastecer gasolina Brasileira vc posicionar N - para gasolina 91 Octanagem. Resultado claro menos potencial e mais consume. Posição S deste o "novo" 95 RON gasolina sem chumbo. Antigamente o Super gasolina tem 98 RON com chumbo. em caso vc tem um Europeia versao e usar 98 RON Super Plus vc mudar para posição 1 deste o antigo 98! wupps pouco mais potencial.

pelo mercados EUA etc. o gasolina tem muito baixo octanagem em este época. solução: motor tem baixo compressão via outros pistões. com um configuração normal 95 RON mas baixo compressão o motor usar sem problema permanente 91 RON gasolina. deste o solução tambem no M119 que tem sensores do detonação - "knocking" sensores.

aqui o modula do um M119 e ele tem deste verde Resistor:

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deste resistor regular o uso do octanagem. em meu caso eu tem um 95 RON!!! mas baixo compressão no motor. em caso eu precisar abastecer 88 RON (que tem em alguns paises historicamente) eu entrar um outro resistor que atrasar o ignição ate do 5 Grau e pronto e um M119 comer o pior gasolina do mundo sem problema.

mas em este época o regulagem eletrônica nao funciona os rápido que hoje. por isso para uso permanente gasolina com baixo octanagem deste motores estou modificado. Hoje o indústria produzir um 95 RON otimizado e  o cliente precisar abastecer 91 ele detectar automático e rápido vc so registrar evtl pouco menos potencial e mais consume. Tambem o antigos mas eles comerciam bater e depois o ignição baixar. Deste ruim para uso permanente, por isso. os novos eletrotécnicos registrar mais rápido e lembrar. o 140 vc dirigir rápido um versao Europeia ele sempre comerciam pouco bater e depois regular. o prazo longe deste destruir os válvulas.

deste o tudo segredo do Octanagem. mas o mito o motor registrar um melhor qualidade, deste nao correto.um motor estar ajustado pelo um octanagem e em caso deste estar baixo ele reduzir o potencial e aumentar consume. so isso...deste funciona so em direção baixo. e agora vc abastecer 102? o motor nao adjustar o melhor qualidade para dele: todo certo sem pre detonação e temperatura do fumaça certo - bom posição normal que estar no maioria 95 RON ou 98. pelo motores com alto performance eles usar 98 Octanagem, Audi p.e. em muito vezes. o efeito estar major 91 vs 98 RON em deste caso. Este tipo do motor usar pouco mais potencial mas o preço eles mais sensível para ruim qualidades do gasolina. p.e. vc receber 100 CV ou muito mais por litro volume do motor - logo no outro lado estar um compromisso tambem.  

Mas deste nao conectado diretamente o efeito do alto grau do Etanol! deste um outro aspecto. o 27,5% grau etanol aumentar o consume muito, muito mais vs o efeito do melhor octanagem plus o motor estar ajustado pelo 98 p.e.

em meu caso do carro antigo para ganhar os poucos benéfico do novo gasolina ou Podium eu precisar substituir os pistões para versao normal. MAS o grande problema substituir os pistões eu precisar balançar 100% o motor, e sem chaves do produção hoje quase nao possível. -> mais fácil comprar um Bloco de motor. MAS o problema do alto consume do gasolina, deste nao mudar por que o Etanol no gasolina. com os pistões que criar 10 bares compressão eu ganhar ca 15 CV mais, mas o custos para realizar estar astronômico e usar em estradas que estar limitado pelo 80kmh - absurdo.

mas tudo depende tambem que Motor vc tem, eu nao vira ainda mas alguns eu ouvi dizer que eles são configurados eletronicamente com Star.

Acima os aspectos eu provar descrever, este sempre melhor que eles reduzir o sujo p.e. enxofre etc. e bom aditivos pelo baixar corrosão, limpar bicos, válvulas etc. sempre um benéfico.

o "break even point" custo/benéfico: para mim simples, sem Etanol eu pagar 20% mais alto preço, e mais por que o agressividade do Etanol ja destruir minhas bombas do gasolina, plus um Regulador do pressão do gasolina ja o 2. em 9 anos.

com 27% Etanol eu so pagar mais pelo melhores Aditivos que tem aditivada. mas 20% ou Podium o liquido ouro, nao compensa em maiorias do casos.

abraços forte...

RichardStgt

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Mensagem por Antônio Elias Qui 12 Nov 2020 - 11:03

Complementando o post do Richard Stgt, nos modelos MB pós 2000 o ajuste de octanagem é feito na Bios do módulo eletrônico de comando do motor através do Star Diagnósis. 

Confrades, sobre a nova gasolina, acabou o prazo para os postos e distribuidoras se adequarem, aqui na minha região (interior de MG) os postos não disponibilizaram densimetro para testar o combustível para o consumidor ver se está ou não dentro do novos parâmetros, como está situação nas suas cidades? Notaram diferença no funcionamento motores?
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Mensagem por Majorferq Sex 13 Nov 2020 - 14:48

Boa tarde a todos.
Trabalho no ramo e digo, que nem a BR distribuidora e nem a Shell, ainda não estão entregando gasolina com 0,715 (kg/m³) e sim, a tradicional de 0,740/0,745 (kg/m³), dependendo da temperatura que a mesma chega no posto.

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Mensagem por RichardStgt Sex 13 Nov 2020 - 19:27

Amigos,

os W126 ate fase 1 versao Europeias tem
(EUA diferente mas o artigo informar)

91
95
e 98 Octanas, somente ajustar:

o artigo, em alemão, descrever mas os fotos informar tambem...o 93 RON em teoria, deste nao "peixe e nao carne"... e o problema uma outro chamar 27,5% Etanol...os antigos nao estar construido pelo deste alto grau!

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no 140 eu registrar nenhum diferencia que eu abastecer 91 aditivada ou Podium! por que o carro estar com baixo compressão. ele nao detectar o mais potencial do Podium. os novos vc ajustar, que Antonio descrever, e abastecer Podium vc registrar um diferencia melhor no potencial. no consume nao por que o alto grau do Etanol que tem o Podium tambem. e em caso vc abastecer em um "novo" ajustado pelo 98 Octanas RON com 91 aditivada, vc registrar menos potencial e mais alto consume. so isso...

e por favor nao abastecer gasolina comum. MB claro informa sempre com aditivados...

abraços...

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Mensagem por EfBauru Sex 13 Nov 2020 - 22:35

Que eu saiba, até o momento nenhum posto da cidade onde moro tem a nova gasolina.
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