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Troca da corrente de comando / sincronizadora Classe A W168 (A160 e A190)

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Troca da corrente de comando / sincronizadora Classe A W168 (A160 e A190) Empty Troca da corrente de comando / sincronizadora Classe A W168 (A160 e A190)

Mensagem por Antônio Elias Qui 28 Jan 2021 - 23:31

Pelo ótimo nível de detalhamento e conteúdo prático, transcrevemos este tutorial do "blog mecânica caseira" (fonte citada ao final da matéria):

- Nos veículos Mercedes classe A, a fasagem do motor (ponto) é efetuada por uma corrente sincronizadora. Com o tempo podem surgir ruídos ocasionados pelo aumento do perímetro (comprimento) dessa corrente ou devido ao mau funcionamento de seu tensionador hidráulico. Esse ruído assemelha-se ao que ocorre quando a correia poly-V está excessivamente tensionada.

- Antes de se decidir pela troca da corrente é recomendada à limpeza interna de seu tensionador e alojamento (o tensionador pode ser facilmente desmontado) - Figura 1.
- O procedimento convencional de substituição da corrente sincronizadora dos motores dos veículos Mercedes Classe A, prevê a retirada do motor (estima-se o tempo de mais de 12 horas para realização desse trabalho).

- A seguir, demonstraremos como sincronizar e substituir a corrente, sem retirar o motor.

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Sincronismo da corrente do motor
- Retire a tampa de válvulas;
- Gire manualmente o motor até que a marca existente na engrenagem do eixo comando de válvulas, alinhe-se com a referência existente na capa do mancal do primeiro cilindro (figura 3);
- Nessa condição, o primeiro cilindro deve se encontrar no ponto morto superior-PMS, no final da fase de compressão;
- Quando o primeiro cilindro encontra-se no PMS a marcação OT existente na polia do virabrequim deve estar alinhada com a referência fixa existente na capa da corrente do motor (figura 3). Em caso de dúvida confira o PMS do primeiro cilindro com o auxílio de um relógio comparador.

Substituição da corrente do motor
- Com o motor já em sincronismo e sem a tampa de válvulas, retire o tensionador hidráulico de seu alojamento (figura 1);
- Remova cuidadosamente um dos elos da corrente velha (figura 2). Note que no Classe A a corrente do motor não possui elos diferenciados (emendas);
- Mantenha a corrente velha já aberta (sem um de seus elos) posicionada nas engrenagens do motor;
- Com o auxílio de um parafuso e uma porca apropriada conecte a corrente velha a corrente nova (figura 2);
- Gire manualmente o motor até que a corrente nova passe pela engrenagem do virabrequim e chegue a engrenagem do eixo comando (figura 4). Durante essa movimentação atente para que não seja perdido o sincronismo do motor - ponto (a corrente pode vir a pular alguns dentes das engrenagens). Caso isso ocorra, corrija o sincronismo do motor;
- Desparafuse a corrente velha da corrente nova;
- Refaça (feche) a ligação da corrente nova. Para isso utilize (prense) o elo novo que foi fornecido com a corrente (figura 5);
- Reinstale o tensionador hidráulico;
- Dê dois giros manuais no motor;
- Mais uma vez, revise os pontos de sincronismo (figura 3);

- Reinstale tudo o que foi retirado.

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Antônio Elias
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Troca da corrente de comando / sincronizadora Classe A W168 (A160 e A190) Empty Re: Troca da corrente de comando / sincronizadora Classe A W168 (A160 e A190)

Mensagem por Antônio Elias Seg 1 Fev 2021 - 22:50

Richard, vou fazer a troca preventiva da corrente de distribuição no nosso A190 aos 150.000 Km, não vou esperar aparecerem ruídos, vou encomendar junta válvulas de marca OE (Victor Reinz) e consegui o kit corrente original 3451001S da RUVILLE (grupo Schaffler) que é o mesmo conjunto de linha de montagem aplicado nos A160 e A190, este paguei R$ 280,00 no Mercado Livre com o Confrade Paulo Samico Júnior da SJ PARTS.
Antônio Elias
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